hoje eu descobri o blog da nic e tive de novo a sensação de ter 15 anos e entrar na internet e fazer amigos e ser tudo um mundo extremamente novo — não sei muito bem como explicar a sensação, mas é como se você soubesse, mesmo sem pensar muito, que tem muita vida pela frente. quando a gente é jovem e ainda estudando (no ensino médio ou na faculdade), parece que o mundo é cheio de pessoas e você vai conhecer as melhores que existem; quando você deixa de... quando você sai... quer dizer, não sei. não sei explicar muito bem, como eu já citei ali atrás. mas é como se fosse muito mais difícil fazer amigos com a rotina de trabalho, ou a rotina de pessoa desempregada, quando você é uma pessoa não muito doida e que não gosta tanto assim de festas e bares (isso veio depois, um gosto adquirido. mesmo assim, eu não faço amizades nesses lugares! queria pessoas pra levar pro resto da vida). não é que a adolescência seja melhor, é só que a perspectiva de tudo, tanto, tudo muito pela frente e mil possíveis caminhos... isso é fantástico. parece que o mundo tem mais cores do que jamais teve e jamais vai ter.
não que seja ruim antes ou depois, também. eu só acho a adolescência uma fase muito bonita da vida, e os momentos que me trazem esse vislumbre de como era me sentir assim me deixam felizes. ouvir o álbum que a nic postou também me ajudou a sentir meio 15 anos e o mundo pela frente, meio 22 anos e uns rolês doidos e amizades esquisitas, meio qualquer-ano-sendo-jovem e a internet é um lugar infinito. uau. ai, ai.
(falando assim parece que eu tenho 78 anos e estou à beira da morte. é nisso que dá ter alma de velha)
há alguns dias eu e minha mãe percebemos que tinha um cheiro esquisito saindo da pia da cozinha. “um cheiro esquisito” é uma forma bonitinha de eu dizer pra vocês que era um cheiro de PODRE, daqueles que parece que um bicho morreu lá dentro e alguém se esqueceu de tirar. tô escrevendo isso e pensando que o blogger podia ter um modo noturno, nossa, minhas vistas não são as mesmas de alguns anos atrás. enfim, o cano da cozinha e o cheiro de podre. eu joguei água quente lá, lavei a pia inteira, e o cheiro não ia embora. me conformei e decidi que iria tirar o cano da pia na sexta-feira pra lavar e resolver esse problema — isso lá pela quarta-feira —, e nesse meio-tempo fiquei me perguntando se realmente haveria a possibilidade de ter um bicho morto lá dentro. mas como um bicho morto entraria na pia da cozinha pelo ralo? teria que ser um bicho muito pequeno, eu pensei, porque não tinha nada melhor pra fazer além de pensar nessa hipótese maluca.
chegou a sexta e eu decidi que faria isso na hora do almoço. desenrosquei o cano e, de fato, meudeusocheirodecoisapodreBLERGHHHHH. me muni de um pregador de roupa pra colocarfervi água e mais água e água de novo, mas mesmo assim o troço não saía. depois de tentar ao máximo, decidi que só na soda cáustica, mesmo, e no fim do dia eu e minha mãe fomos comprar a bendita. sábado de manhã, eu disse pro cano da pia, é esse o dia do seu derradeiro fim. no fim das contas, foram pelo menos umas três doses de soda cáustica no troço, que, pelo menos, parou de cheirar feito bicho morto. provavelmente era gordura/restos de comida acumulados (apesar de ter um negocinho pra não deixar a comida entrar pelo cano, certas pessoas aqui em casa não usam), mas olha, deu uma ânsia várias vezes...
...e aí, a gente descobriu que, por algum motivo (pode ter sido a soda cáustica ou o próprio cano que às vezes dobra em cima dele mesmo, já que é aquele sifão sanfonado), o cano começou a vazar. ou seja: vai ter que trocar o negócio, provavelmente (mas eu ainda quero ver se consigo pregar uma fita lá e resolver a parada.
moral da história: não deixe restos de comida entrarem no cano da sua pia. vai ficar tudo com cheiro de esgoto e você vai querer morrer, principalmente se tiver o olfato aguçado (o que é meu caso). e aí, no fim, você vai fazer um monte de terecoteco pra resolver e vai ter que trocar o cano no fim, de qualquer jeito, o que vai anular todos os seus esforços.
mas hoje é sábado, e pelo menos eu não vou ter que sentir futum de bicho morto na minha cozinha até segunda. então, pequenas vitórias!!!, eu acho.