sábado, 15 de outubro de 2022

fluxo de pensamento

ou: drops da minha vida

finalmente voltei a ler frankenstein, a leitura que comecei ali pelo começo do ano, empaquei no meio e nunca mais peguei depois que entrei naquele período depressivo abissal. parece que ultimamente eu tenho tido um pouquinho mais de força pra fazer coisas antes que minha energia se esgote por completo, o que é bom, mas ainda não é ótimo. aliás, eu detesto quando as pessoas dizem pra focar no positivo quando alguém fala algo assim — se tem uma coisa que eu gosto, é reconhecer que "estar melhor" não significa "estar bem". a capacidade de se existir em um ambiente fora do ideal, com menos forças do que já se teve, também é algo a se comemorar, mas não significa que não podemos reconhecer que, às vezes, o mundo é mesmo horrível e tudo bem.

nessa busca por coisas que me empolguem, me façam sentir ou pelo menos me tirem do lugar-comum, coloquei extensões em gel nas unhas. é engraçado, porque da última vez que eu fiz isso teve um período de adaptação (se você nunca usou unhas longas, não faz ideia de como a gente usa a ponta dos dedos pra tudo. sério. pra tudo), mas dessa vez já se passaram duas semanas e eu ainda me sinto completamente desajeitada enquanto reaprendo a usar as digitais, e não as pontas dos dedos, pra digitar, por exemplo. comprei algumas coisas de maquiagem da china e estou completamente apaixonada pela textura dos batons. descobri ontem que um dos glitters (é glitters ou glitteres?) prensados que veio numa mini-paleta brilha no escuro. brilha no escuro. muito potencial, mesmo que eu quase nunca saia de casa pra usar muita maquiagem.

tenho sentido mais vontade de me cuidar. pode ser o remédio novo fazendo efeito, ou pode ser só meu corpo dando sinais de vida após meses existindo em reserva de energia e modo de sobrevivência. ainda preciso arrumar um jeito de render mais no trabalho, me concentrar e, bom, ser melhor do que tenho sido ultimamente, mas estou tentando ser mais gentil comigo mesma. é difícil pra burro ser gentil e fazer cobranças aceitáveis na medida certa.

o primeiro turno das eleições me deixou muito animada, e a apuração dos votos me destruiu. fiquei bem triste e quase sem esperança ao ver o tanto de gente que votou não só no bolsonaro, mas em inúmeras pessoas que foram eleitas pro senado. minas gerais segue sofrendo com zema como governador. estou tentando me animar e ter esperanças pro segundo turno, porque é o que nos resta.

vou viajar e ver amigos em breve, e depois passar o mês inteiro em são paulo, em novembro. estou animada!!! isso quer dizer tempo sozinha, silêncio, museus, musical d'a hora da estrela, cafezinho na varanda e comidas diferentes. também quer dizer um mês na mesma cidade de uma das pessoas que eu mais amo no mundo e de quem sempre morro de saudades. expectativas lá em cima (tenho medo de expectativas, mas deixa eu ser feliz, vai).

sinto falta de ver cachorros. por que nenhum dos meus amigos aqui tem cachorro? ou pelo menos um gato muito carente e animado?

o clima começou a esquentar e, apesar das reclamações das pessoas à minha volta, essa é minha época favorita do ano. eu amo o calor, amo o céu azul, amo a luz amarelada do sol e amo a cor das árvores e das flores nessa época do ano. a primavera e o verão me fazem sentir mais viva, e eu não preciso usar roupas de frio, o que é maravilhoso.

assim que eu terminar de ler frankenstein, penso em começar a ler o senhor dos anéis; sinto que fantasia seria algo bem vindo em minha vida neste momento, ainda mais uma fantasia tão... bem, longa. sinto falta de séries de livros que me envolvam como foi a inominável série da inominável autora, ou percy jackson & derivados, do rick riordan. ou o diário da princesa. ou qualquer outra série aí que eu tenha lido. minha única dúvida é se eu tento ler em inglês pra praticar e aumentar meu vocabulário, ou se leio em português, mesmo. em breve (ou não tão breve) chego aqui pra contar pra vocês.

outra coisa da qual eu sinto falta (meu deus, eu sou muito saudosista, não sou?) são pessoas. eu sinto que minha vida se esvaiu de pessoas aos poucos, durante essa pandemia, e durante esse meu período depressivo. acho que eu também desaprendi um pouco a trazer pessoas pra minha vida. nunca é tarde pra se reaprender, mas eu sinto falta. senti falta daqui, inclusive, e de quem sempre troca ideia comigo e me deixa feliz quando escreve qualquer coisa nos próprios blogs. é muito bom se sentir parte de algo.

já estamos na metade de outubro!! não sei se o ano passou voando ou se estou presa num looping temporal. alguém podia bem me convidar pra uma festinha de halloween em que eu pudesse ficar sentada, fofocar e comer coisas gostosas.

por enquanto é isso. até a próxima!

5 comentários

  1. oi, arantxa ♥
    eu ia falar que me identifico muito com você, mas acho que nem precisa porque você também lê o que eu escrevo e diz o mesmo, né?
    eu adorei tanto esse trecho: "nessa busca por coisas que me empolguem, me façam sentir ou pelo menos me tirem do lugar-comum, coloquei extensões em gel nas unhas."
    lendo ele, percebi como as coisas cotidianas, tidas como banais, são fontes inesgotáveis de força. tem dias que a depressão bate fundo aqui e o que me ajuda é, sei lá, ver uma reportagem do globo rural ou ver que meu namorado passou café antes de eu acordar. é isso, tem dias e dias. e saber que não tô sozinha, ao ler textos como o seu, me causa uma sensação de pertencimento muito boa de sentir.

    "acho que eu também desaprendi um pouco a trazer pessoas pra minha vida". ai, vontade de te chamar pra tomar café!!! eu tô vivendo a mesmissima coisa. tem sido assunto recorrente na análise. tô num limbo entre aceitar essa fase mais introspectiva e tentar sair dela. mas é difícil porque fico apavorada com qualquer possibilidade de situação social que envolva pessoas que não são muiiiito próximas a mim. ia até te chamar pra tomar café quando vc tiver em sp (caso venha pra capital), mas só de pensar nisso já fiquei nervosíssimah pensando MEU DEUS PESSOAS. mesmo assim fica o convite!!

    obs: tô lendo senhor dos aneis! bem devagar, mas ta indo. eu gostei muito de hobbit, então acho que vou gostar da trilogia também.

    um abraço! e obrigada por publicar esse texto <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi manieee!

      acho que uma das coisas mais gostosas de publicar pensamentos na internet é uma pessoa dizer que o que a gente escreveu a fez se sentir menos sozinha. <3

      essa busca por coisas que tornem o dia-a-dia diferente é sempre engraçada, mesmo que postumamente. eu sigo digitando tudo errado (pelo computador e pelo celular), mas é divertido poder batucar em todas as coisas. às vezes as pequenas coisas são as que mais nos ajudam, mesmo.

      meu deus, eu sou exatamente do mesmo jeito!! pânico até de encontrar gente próxima, e ao mesmo tempo uma solidão e vontade de me jogar no mundo. vamos tomar um café sabendo que ambas estamos nervosas e já planejar os assuntos pra conversar!!! hahahaha. quero viver minha vida de jovem de filme nesse mês que passarei em são paulo. e poder te dar um abraço em retorno a todas as suas escritas que me fizeram sentir abraçada seria uma honra! <3

      eu TERMINEI frankenstein (irra!!) e baixei o senhor dos aneis agora. também gostei muito do hobbit, estou animada!!! ó aí o assunto pra gente bater papo, hahaha.

      um beijo e obrigada por passar aqui!! ler seu comentário foi um carinho no dia de hoje. :^)

      Excluir
  2. Eu queria muito ler Senhor dos Anéis. Minha irmã tinha a triologia - versão tijolão - mas com a mudança o livro se perdeu. Ou deve estar com ela e não estava (mais) no nosso antigo apartamento. Eu tentei ler SdA na mesma época que estava lendo Harry Potter e acabei priorizando o bruxo e não o anel :P

    A ponta dos dedos é essencial e, de fato, se usa para tudo. Mas unhas compridas, além de charmosas, têm os seus perks: dar aquela escavadinha num creme de pote sem entrar creme dentro da unha, por exemplo. E talvez seja mais satisfatório coçar picadas de mosquito, hehehe

    TENHA boas expectativas, pois boas expectativas nos estimulam a fazer o que queremos fazer, inclusive trazer as pessoas de volta para o seu círculo. Se tu gosta de café e essas pessoas também, então já fechou e já deu certo. \o/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Não gosto quando as pessoas me falam pra focar em coisas positivas quando eu tô mal porque isso não ajuda nada. Por isso quando alguém tá mal perto de mim eu não sei o que dizer, porque não tenho esses clichês pra falar kkkk

    Adoro acompanhar as tuas maquiagens pelo Instagram! Acho super criativas ☺️

    Quando a primavera vai chegando sinto as minhas energias se renovarem, por isso também adoro essa época!

    Olha, O Senhor dos Anéis é bem legal, mas não é uma das leituras mais envolventes kkkk É muita descrição! 😆

    ResponderExcluir
  4. preciso voltar a ler senhor dos anéis. senti que fiquei presa no condado por 84 anos e quando sai fui atropelada pela vida. saudades de ler. e a alegria em ler que há pessoas que amam o verão. aparentemente a maioria ao meu redor detesta e me resta apreciar a sensação de contemplação sozinha. o meu humor melhora, a minha bebê fica menos doente, eu sobrevivo um pouco menos doida hahaha vamo que vamo aos trancos e barrancos mas vamo

    ResponderExcluir

é legal: falar de sentimentos, comentar coisas aleatórias, pedir pra mandar beijo pra família, indicar coisas maneiras (ou ruins também, tá valendo)
é ilegal: xingar o coleguinha, destilar preconceito, falar mal do gosto das pessoas, defender picada de pernilongo

© arantchans • template por Maira Gall, modificado por mim.