sábado, 2 de outubro de 2021

expectativa x realidade

a gente passa muito tempo pensando que sabe exatamente o que quer e como vai se sentir quando finalmente conseguir algo: um emprego, uma coisa, uma reconciliação. a gente sabe que não, mas age como se sentimentos fossem estáticos e viessem em caixas — essa situação me faz sentir felicidade, essa aqui raiva, essa outra tristeza. a gente pensa que é simples.

hoje eu me peguei simplesmente sem saber o que fazer, quando uma situação que devia ter me deixado feliz me deixou exatamente o contrário. a gente acha que sabe, que é só uma questão de acontecer exatamente como é esperado que aconteça, ação e reação; não é. eu me pego pensando, um nó em alguma artéria do meu coração, que queria que as coisas fossem, de fato, fáceis; que os sentimentos viessem um de cada vez, discriminados, deliberadamente encaixados em cada tipo de situação.

eu me peguei, hoje, querendo que alguém entendesse minha sensação de mais puro cansaço, de desistência, de contrariar o que todo mundo espera que se sinta quando alguém se encontra na situação em que eu me encontrei. a gente acha que pra resolver alguma coisa basta resolver, e não é bem assim; além de vontade é preciso diálogo, além de diálogo é preciso ações e além de ações é preciso consistência. a resolução é rotina, é se esforçar, porque se os problemas não são fáceis, é apenas lógico que as soluções também não sejam.

hoje, eu só queria poder falar com alguém que entendesse o que eu sinto por ter sentido também, por ter marcado na pele a agonia e a angústia e o cansaço e o senso de autopreservação. alguém que também se pergunte, será que é egoísmo?, apesar de saber que tomaria a mesma decisão um milhão de vezes. alguém que me fizesse sentir menos sozinha por me sentir exatamente o contrário do que eu achei que sentiria quando eu consegui algo que achei que queria.

a gente passa muito tempo pensando que sabe exatamente o que quer e como vai se sentir quando finalmente conseguir algo.

a gente não faz nem ideia.

6 comentários

  1. eu não sei exatamente pelo que você passou, mas entendo o sentimento. quando arrumei um emprego me senti exatamente assim, todo mundo ao meu redor estava tão feliz por mim e eu em certo nível estava feliz também, mas a ansiedade, cansaço e insegurança tomaram conta de mim de uma maneira que não esperava que iria acontecer, tudo parecia difícil e delicado pois sentia medo de verbalizar qualquer sentimento negativo em relação a aquela situação e ser tida como mal agradecida, foram dias muito angustiantes que só estão passando agora.
    o que tirei disso tudo é que não é egoísmo sentir emoções diferentes do esperado, é humano, e possivelmente toda esse planejamento que a gente cria de como vai reagir só nos leva mais pra quebra de expectativa. espero que seja lá o que tenha acontecido você esteja se sentindo melhor, ou pelo menos, melhorando <3
    (ps: eu já leio o blog a um tempo mas fico meio sem jeito de comentar, perdi o hábito de ser ativa na blogosfera tem um tempo, mas o texto me tocou por ter vivenciado o mesmo e decidi deixar uma mensagem)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi uma situação mais difícil, do tipo achar-que-eu-queria-que-alguém-se-abrisse-pra-mim-mas-ver-que-isso-não-resolveria-nada-no-fim-das-contas,as não deixa de ser um sentimento péssimo esse de criar uma imagem na nossa cabeça e tacar a cara na parede quando a realidade não tem nada a ver com essa imagem. a gente aprende a lidar com a expectativa a um nível mais realista, aos poucos, hahaha.

      hoje já estou melhor, mas agradeço pelo carinho e pela preocupação <3

      comente sempre que quiser! beijocas <3

      Excluir
  2. Adorei o texto, porque é bem verdade. As emoções tanto não são previsíveis quanto um dia você reage de uma forma a uma situação, e outro dia na mesma situação você reage de forma completamente diferente. Tudo depende de tanta coisa, faz até a gente se questionar o quanto nossos sentimentos são nossos mesmo, se é que isso faz sentido.

    Sinto muito por você se sentir sozinha assim. Espero que as coisas melhorem.

    Beijinhos.
    https://mashalkhim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. emoções são RADICAIS (sentimentos radicais é uma tatuagem que quero fazer, inclusive). pessoas são doidas. a gente nunca tem como saber o que vai acontecer até acontecer, o que é uma informação que revolta muito pessoas ansiosas (eu), mas é necessária pra elas, rs. felizmente, as coisas estão melhores <3 beijos, masha!

      Excluir
  3. vi esse post e lembrei de você: https://www.instagram.com/p/CVNO0ucr7ph/
    um comentário que fizesse lá no blog <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hilda hist!!!!!! maravilhosa!!!! me sentindo encabulada com uma lembrança tão boa de mim. obrigada, maria <3

      Excluir

é legal: falar de sentimentos, comentar coisas aleatórias, pedir pra mandar beijo pra família, indicar coisas maneiras (ou ruins também, tá valendo)
é ilegal: xingar o coleguinha, destilar preconceito, falar mal do gosto das pessoas, defender picada de pernilongo

© arantchans • template por Maira Gall, modificado por mim.