quarta-feira, 20 de outubro de 2021

saudade e desgraça dá que nem chuchu na cerca

faz tanto tempo que eu não venho aqui que nem sei mais como é que se faz pra escrever num blog. ok, pra se escrever de verdade, não só falando das minhas finanças (que estão muito bem nesse mês, aliás, obrigada pelo interesse). eu tenho feito, lido, assistido, escrito, enviado e sentido muitas coisas; seria mentira dizer que eu não tive tempo pra vir aqui (o que eu também fiz um monte foi procrastinar), mas digamos que eu não tinha a energia, ou só que não era o momento certo. mas como momentos certos são uma grande ilusão e eu estava com saudades, cá estou eu.

✶ ✶ ✶

eu estou surpreendentemente bem, apesar de muitas notícias e acontecimentos que me tiraram do chão nos últimos tempos, e de uma crise depressiva que quase puxou o meu tapete no pior momento possível — agradecimentos especiais à minha psicóloga querida e também ao meu psiquiatra por não deixarem que isso acontecesse. como eu saí de vez das redes sociais, senti muitas vezes a falta de alguém com quem discutir essas coisas.

crises são engraçadas, porque te deixam extremamente necessitada de falar e, ao mesmo tempo, com a completa certeza de que todo mundo tá ocupado demais pra te ouvir. vai entender.

enfim; coisas aconteceram, e estou tomando um milhão de remédios porque, aparentemente, minha falta de energia era metabólica: deficiência de vitamina D, de vitamina B12, e cortisol baixo. segundo minha endocrinologista, tudo contribuindo pra que eu me sentisse como o zumbi do filme abracadabra. no entanto, a segunda dose da vacina está oficialmente atrasada, o que me deixa meio triste, uma vez que eu só queria ELA: a picada fatal (pro vírus).

é engraçado como tudo parece o fim do mundo quando acontece e, aos poucos, a gente vai percebendo que talvez não seja tão o fim do mundo assim. é claro que isso depende de uma certa estabilidade emocional e psicológica, o que eu tive a sorte de ter, mas é bom saber que a maioria dos acontecimentos não é tão assustador quanto parece. minha mãe foi diagnosticada com câncer de mama, e foi uma montanha russa de emoções e desesperos e meu-deus-como-é-que-eu-vou-lidar-com-isso, até convencê-la de que eu tava ali e ia às consultas com ela e, depois de algumas broncas, a situação se acalmou um bocado; a médica foi maravilhosa, as cirurgias foram um sucesso, e em breve vamos saber mais sobre o tratamento. é estranho falar disso aqui, porque 1) não é minha história e 2) eu evito falar dessas coisas, porque, como tenho aprendido, ninguém sabe reagir muito bem e a maioria das pessoas assume um ar solene, como se minha mãe estivesse prestes a cair morta a qualquer momento (ela não está). o lado bom é que temos mantido uma rotina ótima, apesar dos revezes, e minha mãe é uma companhia engraçadíssima.

tanto me deparei com o fim do mundo que peguei uma toalha e fiz um piquenique lá mesmo, já que não tinha pra onde ir. a gente aprende a tirar o melhor das piores situações, eu suponho.

✶ ✶ ✶

eu meio que dei uma pausa nas minhas leituras — as últimas foram a trilogia de sombra e ossos, do grishaverso, mas confesso que pra mim foi difícil ler, já que a trama e as personagens me faziam querer tacar o livro longe a cada 15 minutos. para a surpresa de absolutamente ninguém, fiquei triste quando terminei de ler, porque nada como uma série muito ruim pra nos distrair das dificuldades da vida cotidiana.

o próximo livro que eu comecei a ler foi teto para dois, da beth o’leary. nota: leiam teto para dois. meu deus, que livro maravilhoso. engraçado, emocionante, nada besta mas ainda assim besta o suficiente. eu descobri que amo a beth o’leary, porque acabei esse livro e fiquei destroçada, até que minha amiga lu me disse para ler a troca, também dela.

é um livro com velhinhos. um livro. com velhinhos.

atenção, isso não é um treino.

descobri que meu novo gênero favorito é “livros com velhinhos”. será que alguém poderia por favor criar o gênero coming of (old) age?

✶ ✶ ✶

cartas!! tenho recebido e enviado cartas, várias cartas, inclusive pra um monte de gente daqui; vanessa, lê (saudades dos blogs das duas. inclusive, saudades de vários blogs que entraram em hiato quase que ao mesmo tempo e me fizeram pensar que a desgraça atinge mesmo todo mundo ao mesmo tempo), nic, uma correspondente aqui mesmo da minha cidade, minha avó, a galera toda. escrever cartas não deixa de ser uma das minhas coisas favoritas. inclusive, querendo, é só me deixar um comentário que eu te mando um e-mail — receber uma carta que não é do banco ou de alguma propaganda maluca é gostoso demais.

✶ ✶ ✶

vocês já jogaram undertale? nota: joguem undertale. pelo amor de deus. se você gosta de histórias divertidas, jogos relativamente simples e engraçados e precisa de uma distração, JOGUE UNDERTALE! eu amo esse jogo como uma mãe ama um filho.

caso você já conheça undertale e esteja balançando a cabeça afirmativamente e dizendo sim para o que eu disse no parágrafo anterior, provavelmente já ouviu falar ou até já jogou deltarune, que é o novo jogo do mesmo desenvolvedor. eu tinha jogado o capítulo um, e estava economizando o capítulo dois pra quando precisasse. aí, nessa última semana, eu joguei o capítulo dois.

rapaz. rapaz.



eu nem sei o que dizer. jogos muito bons. sensos de humor maravilhosos. eu amo joguinhos.

✶ ✶ ✶

ok, vamos falar de séries: eu finalmente assisti the haunting of hill house e the haunting of bly manor, depois de assistir missa da meia-noite com a minha mãe (carinhosamente apelidada por mim de “a missa do capetão”.

gente. gente.

eu gosto muito de coisas com a temática terror/suspense que realmente conseguem usar todo o potencial do que é o suspense e como ele se transforma em terror. dito isso, não achei nenhuma dessas duas séries realmente de terror — as duas vão muito mais pra um lado de drama, e eu estou muito feliz de ter deixado pra assistir só depois de ser cativada pela outra série lá do mesmo diretor. mike flanagan, meu senhor, parabéns.

não vou falar muita coisa, mas vou dizer que vale a pena assistir, se você já não assistiu. e, caso você tenha medo, elas não assustam. confia no pai. e, por favor, venha gritar aqui quando terminar de assistir (dica: assista com alguém. você VAI querer comentar).

✶ ✶ ✶

e é isso. nesses últimos meses eu tenho chorado, rido, caído e levantado um bocado de vezes; quero continuar me levantando. quero continuar passando por mudanças e tendo razões pra rir, quero continuar insistindo em tornar o capítulo presente da minha vida um que eu sinta prazer em reler depois de um tempo. tenho sentido saudade de vocês, tenho tentado fazer o que é melhor pra mim e tenho começado a mofar devido à chuva constante em minas gerais (socorro). também tenho sofrido com o meu cabelo, que não tá nem-pequeno-demais-e-nem-grande-o-suficiente, e com as minhas mãos que aparentemente estão ásperas e secas, mesmo que a umidade do ar esteja lá em cima. vai entender.

espero que vocês também estejam bem! por favor, me ajudem a pedir um sol pras minhas roupas secarem no varal, porque não tá fácil pras donas de casa. beijos, câmbio e desligo!

12 comentários

  1. Eu precisava muito de um alerta de gatilho nesse post, porque em 2020 perdi minha mãe pro câncer e sempre que vejo alguém passando pelos mesmos perrengues eu fico muito querendo fazer alguma coisa, querendo falar alguma coisa, mas a verdade é que cada pessoa reage de uma forma né, e nem tem nada que eu possa falar, na verdade. E essa sensação de que é o fim do mundo e depois perceber que não é... Eu revivi isso incontáveis vezes com a minha mãe, e dói muito sabe, e hoje eu vejo que tô aqui e tá tudo bem e eu sinto muita falta dela mas o mundo não acabou, e no fim eu tenho que carregar esse buraco no peito... Mas é a vida, não tem muito o que fazer. Sinto muito se soei como as pessoas solenes que você comentou, mas é que é... too close to home. Espero que você tenha forças para aguentar, independente do desfecho. ♥

    Amei o conceito de coming of old age, tô interessadíssima!

    Undertale está indefinidamente na minha lista de jogos para jogar. Queria ser mais gamer pra fazer isso logo, mas sempre acabo esquecendo, aí não jogo. :c Mas me interesso bastante.

    Ainda não vi nenhuma dessas duas séries, mas também estão indefinidamente na minha lista de séries para assistir. ÇL,ASD,AS Ouvi falar super bem das duas, até do meu irmão, que é bem chato pra séries, auehauwh.

    E as roupas no varal, tu acredita que além de não ter sol, aqui em Curitiba estamos com rodízio de água há mais de um ano (ou seja, não tem água todo dia) e pra piorar, minha lavadora quebrou? Sensacional sabe, nem tô uma pilha de estresse juntando isso com minha saúde que tá um lixo + o final da faculdade que tá me matando, auehwuad.

    Espero que esse comentário não tenha sido inapropriado e, se tiver sido, favor avisar. Espero que você fique bem, rindo no final do mundo, como eu também fiz e continuo fazendo desde que minha mãe se foi.

    Beijinhos!
    https://mashalkhim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. primeiramente: que saudade de ler você no tempo que passei fora!! aff!!!

      segundamente: perdão pela falta do alerta de gatilho!! como a situação que eu descrevi era mais tranquila, achei que seria de boas... mas entendo, porque demos muita sorte aqui e mesmo assim o meu choque inicial foi bem grande :^( apesar de tudo, a descoberta foi na hora certa e daqui a um mês é a última sessão de quimioterapia dela!!! foi um processo difícil (muito mais pra ela do que pra qualquer um), mas bem mais tranquilo do que eu achei que seria.

      rindo do meu timing, porque agora que vim aqui responder os comentários calhou de ser o dia em que acabei de jogar undertale de novo!! esse jogo é maravilhoso. por favor, jogue sim!!

      espero que sua máquina de lavar esteja funcionando novamente e que não tenha mais rodízio de água aí em cu!!! socorro

      beijos e bom te ler, max <3

      Excluir
  2. Eu estimo uma rápida recuperação para a sua mãe e espero muito que o tratamento seja rápido, eficaz e que não reste um átomo dessa doença maldita. Não é fácil engolir a surpresa e o tratamento nem sempre é simples (digo isso pensando na minha sogra, que venceu o câncer de estômago). Não desejo nem para os caras da lavagem irregular do meu lado. Muita energia rosa (Outubro Rosa) para a sua mãe!

    Há pelo menos 18 anos (sério) eu também estava enviando e recebendo cartas de leitoras do meu blog da época. Lembro que uma delas me mandou um catálogo de uma loja de artigos coreanos de papelaria e eu literalmente embrulhei dinheiro na carta e mandei pra ela comprar o que eu queria, hahaha (na época nenhuma de nós tinha conta bancária) (pensando agora, ela podia ter me ROUBADO dinheiro). Foi muito legal essa experiência <3

    Tive que pesquisar Undertale. No momento estou voltando a 1993 e jogando Shining Force II :P Depois quem sabe eu arrisque Undertale, já que o design e o estilo são semelhantes.

    Fica bem, Arantinha! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no fim o tratamento tá correndo super rápido mesmo! com seus efeitos colaterais, mas bem mais tranquilo do que eu jamais achei que seria. obrigada pelos desejos de coisas boas, amandinha <3

      enviar cartas é TUDO pra mim!! postei algumas que estava enrolando há eras pra mandar e agora fico ansiosa esperando algo chegar pra mim pelo correio, porque a sensação de ter algo que foi escrito, fechado e enviado com todo o cuidado pra mim é muito boa <3

      me conta depois se jogou undertale!! eu acabei de jogar de novo, e nossa, eu amo demais esse jogo, meu deus.

      beijos, mands <3

      Excluir
  3. super entendo perder o gás e dar uma respirada do blog haushauhsuahsu eu mesma fiz isso de agosto até ontem :) mas espero que você volte pq eu realmente amo ler seus textos.

    eu realmente desejo e rezo para que sua mãe se recupere e continue firme e forte no tratamento, ela tem mta sorte de te ter do lado - ainda mais nesse momento de fragilidade <3

    MININA, eu sou a maior fã e defensora de Mike Flanagan e da linha "the haunting of..." mas acredita que eu ainda não vi missa da meia noite? mas já acredito que seja *chef kiss* uma obra de arte.

    eu nunca joguei undertale, mas só vejo elogios sobre. eu amo joguinhos, mas normalmente jogo aqueles infinitos que você fica fazendo coisas triviais. os famosos joguinhos terapêuticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois ESTAMOS DE VOLTA (mesmo que um bocado depois desse comentário)!! hahaha

      mamãe está bem e só falta um quimioterapia no tratamento dela!! depois disso vai ser muito mais tranquilo. obrigada pelos desejos, ailuros <3

      A MISSA DA MEIA NOITE!! na verdade foi minha série menos preferida dele, achei os monólogos muito.... monótonos? acho que as “the haunting of...” souberam encaixar melhor os monólogos na história, sei lá. mas não deixa de ser uma série interessante!!

      adoro esses joguinhos infinitos também — vez ou outra fico viciada neles, hehe.

      beijocas!

      Excluir
  4. Coincidência louca, eu a-ca-bei de ler um outro post super elogioso sobre Teto para Dois e agora estou com aquela sensação de preciso-ler. Lerei (quando der, porque estou com tanta coisa "na frente" que dá até uma ansiedade).

    Saudades de ter um tempo para joguinhos (também amo joguinhos e, inclusive, fico viciada) e para cartas. QUE SAUDADE de cartas gente. Seu post me deixou saudosa demais.

    Levando as referências de séries ~ porque se tem uma coisa que eu ainda consigo fazer é me jogar no sofá no final do dia e assistir alguma coisa, de preferência BOA.

    Beijo, beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. teto para dois e a troca são livros gostosíssimos de ler!! espero que sejam boas leituras pra você <3 agora estou procurando algo que me tire de outro período sem ler nem uma página de jornal.

      olha, se quiser mandar cartas sem pressão de enviar pá-pum, é só me mandar seu endereço. eu sou uma grande defensora do “só vou escrever quando estiver me sentindo com vontade”, hahaha. e tem sensação mais gostosa do que receber uma carta pelo correio? num tem <3

      beijocas, camila!! espero que cê esteja bem <3

      Excluir
  5. ô saudade de ocupar a cabeça com livros, filmes/série e jogos. bom esquecer de vez em quando (ou sempre) do caos externo (e interno) :')

    acho que é minha 1a vez aqui e queria dizer que gostei bastante da forma que escrever. gosto demais de escritas/blogs pessoais e me achei aqui haha ♥

    ah, pode ficar tranquilis, jamais defenderei picada de pernilongo. verão que o diga que meu aroma pessoal passa a ser de chiclete 24/7 por conta do repelente infantil que aparentemente é o único que não fede & que funciona ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois boas vindas, venha sempre que quiser! hahaha eu acompanho o seu blog desde um bocado de tempo, mas sou terrível pra comentar. muito bom te ver por aqui :')

      repelentes com aroma de chiclete são tudo!!!! nunca uso (porque no fim das contas, esqueço), mas já tô anotando aqui pra procurar um repelente infantil.. ou colocar um óleo essencial de citronela no difusor, rs.

      beijos!

      Excluir
  6. "é engraçado como tudo parece o fim do mundo quando acontece e, aos poucos, a gente vai percebendo que talvez não seja tão o fim do mundo assim." essa aqui pegou onde tinha que pegar

    as séries do mike realmente são ótimas!

    e um abraço forte (com distanciamento social) pra você e pra sua mãe <3


    Limonada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. recebemos o abraço aqui <3

      espero que o fim do mundo já tenha terminado por aí também, porque o sol já anda despontando do lado de cá :^)

      beijos, tati!

      Excluir

é legal: falar de sentimentos, comentar coisas aleatórias, pedir pra mandar beijo pra família, indicar coisas maneiras (ou ruins também, tá valendo)
é ilegal: xingar o coleguinha, destilar preconceito, falar mal do gosto das pessoas, defender picada de pernilongo

© arantchans • template por Maira Gall, modificado por mim.