domingo, 18 de julho de 2021

pedra na vesícula dos outros é refresco

antes de tudo, não precisa se preocupar: não estou com pedra na vesícula. essa é só uma das frases que a maravilhosa dona lurdes fala no finzinho da primeira fase da novela amor de mãe, que é o que eu venho assistindo já há algum tempo e que me proporciona algumas risadas e muito (muito!!!) nervoso.

ultimamente eu ando sendo uma bolinha de raiva. é problema por todo lado e tem muito pouco que eu posso fazer pra resolver, e isso me deixa com raiva — raiva de pessoas que não querem mudar, raiva de mim, da minha cara, do meu corpo, do meu cabelo, da desregulada que eu dei na minha alimentação, raiva do trabalho, raiva de gente sem noção, raiva dessa novela que só me faz passar nervoso, raiva de sentir raiva... raiva de tanta coisa que eu chego até a achar graça e pensar que sentir esse tanto de raiva é completamente fora da minha personagem. como é que pode, uma pessoa como eu sentir tanta raiva? mas, no fim das contas, ninguém é de papelão — eu não sou só uma faceta de mim mesma, e assim como consigo ser engraçadinha, amável e educada, eu também sinto raiva, choro antes de dormir e meto os pés pelas mãos. tento respirar e fugir desse mar de raiva que vem me puxando porque eu sei que nada é pra sempre e que, por mais que tenha um monte de coisa difícil acontecendo, eventualmente algumas coisas difíceis acabam e outras boas começam, mas é complicado. eu só queria mesmo um respiro.

✶ ✶ ✶

pequena anedota da vida cotidiana: fui tomar banho, pensando em todas as coisas que eu queria falar e que passei um bocado de tempo pensando se falava aqui ou não, justamente porque — e aqui eu abro as aspas mais escandalosas do mundo — “saía do meu personagem”. pensando em coisas que eu queria indicar (ou falar que gosto, porque, como já diz meu amigo thiago, longe de mim indicar; ou, como diria a nic, não gosto de indicar as coisas, eu gosto é de falar das coisas que eu gosto), em coisas que eu queria contar, fui me abaixar e simplesmente escorreguei no box do banheiro e caí toda atrapalhada, perna pra cima, joelho dobrado, braço pra cá, cotovelo pra lá. acabei me sentando no box e ficando por lá mesmo, derrotada pós-tombo no banheiro.

tomar banho sentada: indico.

✶ ✶ ✶

já que estamos no assunto... longe de mim indicar, mas:

  1. se você me lê, muito provavelmente vai gostar do para tudo, que é o podcast da lorelay fox. eu gosto de ouvir quando estou arrumando a casa, ou lavando o banheiro — fico ouvindo e rindo sozinha, com direito a risadas descontroladas que fazem minha mãe me perguntar se tá tudo bem comigo.
  2. o outro podcast que eu ouço (sim, eu só ouço dois) é o respondendo em voz alta, da laurinha lero. laurinha é outra que me faz rir muito e às vezes nem tanto, mas me faz sentir como se eu estivesse conversando com alguém muito parecida comigo. aviso que contém certas doses de niilismo, mas também tem um humor bem esquisitinho que eu adoro.
  3.  esse vídeo do ora thiago falando sobre luca, basicamente a mesma coisa que eu tinha conversado com um monte de gente: que o filme tem um subtexto lgbtqia+ sinistro, com toda a história girando em torno de pertencimento, ser quem a gente é e família. sou suspeita pra falar, porque eu amo todos os vídeos do thiago, mas vale a pena!
  4. dia desses finalmente criei vergonha na cara e terminei de assistir steven universe. eu já tinha terminado a série em si, e só faltavam os episódios de steven universe future, e lá fui eu ser INVADIDA por SENTIMENTOS e LÁGRIMAS enquanto assistia dez minutos de desenho animado. uma das maiores razões pra eu indicar steven universe pra todo mundo é a capacidade da equipe de fazer a gente sentir tantas emoções em tão poucos minutos de episódio. é lindo, é uma indicação velha, mas a chama da paixão se reacendeu quando eu fui assistir esse finalzinho, então: assista steven universe. e assista steven universe future também, vai, não custa nada.
  5.  uma das poucas newsletters que tenho lido (e que, ainda bem, também é um blog) é a da anna vitória, a no recreio. eu gosto muito da forma como ela escreve, e normalmente ela pensa e escreve sobre assuntos que eu também gosto de pensar. indico especialmente o último post até este exato momento, falso espelho, que fala um pouco sobre diferenças geracionais sem cair naquelas conversas chatas que a gente têm visto nas redes sociais.
  6.  dia desses eu parei pra assistir dois números do musical de meninas malvadas da broadway, e queria dizer que esse musical parece INCRÍVEL e que eu quero muito assisti-lo. são as músicas sexy e stop, e a atuação, a cantoria, a montagem de cena — é tudo lindo. faça um favor a mim e assista!!

✶ ✶ ✶

nos últimos tempos acabei assistindo uma ou duas temporadas de rupaul’s drag race que ainda não tinha visto, e isso fez com que o youtube me recomendasse um monte de vídeos sobre rupaul. acabei caindo num vídeo sobre a terceira temporada de all stars, que me deixou pensando sobre uma das minhas participantes favoritas de todos os tempos: bendelacreme (que funciona melhor com capitalização, então: BenDeLaCreme).

em tempos que a gente se pergunta se é bom o suficiente e se compara aos outros mais vezes do que escova os dentes em um dia, a jornada da ben me deixa muito reflexiva: ela entrou na sexta temporada de rupaul, sendo criticada principalmente por sempre estar dentro da mesma personagem — o que era justamente sua intenção. ben foi eliminada, ficando em quinto lugar (desculpa se estou dando spoilers pra alguém), mas voltou na terceira temporada de rupaul’s drag race: all stars. se provou extremamente consistente, ganhou inúmeros desafios e, em um dos momentos nos quais deveria decidir qual das outras competidoras eliminar, ben disse que essa era a decisão mais fácil que ela tinha tomado em toda a temporada e simplesmente eliminou a si mesma.

foi genial. foi, realmente, o crème de la crème da sua existência no reality show. ben não tinha voltado pra vencer: tinha voltado pra se provar como boa profissional no que fazia, e nisso ela foi bem-sucedida; venceu vários desafios e colecionou críticas positivas dos jurados. no entanto, ben não gostou do formato como as temporadas do all stars passaram a funcionar, fazendo as competidoras escolherem quem seria eliminada, e decidiu sair pelas suas próprias regras. isso é uma das coisas mais maneiras que eu já vi em qualquer reality show, porque é uma revolta contra todo o conluio de picuinhas entre participantes e coloca ben acima de toda a trama, acima de quem decidiu isso, acima dos jurados: ela não se submeteu ao que decidiram fazer no programa, e acabou saindo disso tudo muito maior do que entrou.

não tenho nenhuma conclusão pra isso, eu acho, só fiquei pensando em como bendela é maravilhosa e como isso foi a coisa mais anarquista que alguém já fez em um reality que eu tenha assistido. e talvez seja uma dica pra gente: pra quê se comparar e tentar existir pelas lentes de outras pessoas quando podemos ser exatamente quem a gente é? aliás: quando ninguém pode ser exatamente quem a gente é, e só isso já nos torna os melhores em ser a gente mesmo no mundo?

✶ ✶ ✶

uma pequenina atualização para a humanidade, mas uma GRANDE atualização para mim: terminei de ler o livro que tinha começado (o que a vanessa me deu de presente!!) e estou muito contente com isso!!!!!!!! percebi que estava com saudades de ler livros de historinha, em que vai acontecendo uma coisa atrás da outra e eu tenho pelo que esperar. infelizmente, minha lista de livros não-lidos não tem tanta historinha assim, foi o que constatei. de todo jeito, acho que vou ler alguns quadrinhos em seguida, e aí talvez a coletânea (?) da jane austen, que tem razão e sensibilidade, orgulho e preconceito e persuasão. se bobear eu também dou uma olhada nos livros do reader’s digest que tenho aqui, vai que tem alguma coisa lá que eu também não li, né. boa sorte pra mim!!!

outra boa notícia é que finalmente posso escrever uma carta pra vanessa (e responder todas as outras cartas que estão aqui e eu preciso responder, mas me falta tempo, energia ou simplesmente vontade) contando o que achei do livro!!! hihihi. lembrando que, se você quiser trocar cartas comigo, é só me avisar pelos comentários que eu passo meu e-mail e a gente combina essa história aí.

é isso. queria dizer que tava com saudades — do blog, de você aí lendo e rindo ou sofrendo junto comigo, de falar das coisas que eu gosto e das que eu não gosto e de transformar as maluquices da minha cabeça em frases que (quase) fazem sentido. obrigada por me acompanhar até aqui, se cuide, beba água e torçam por mim que essa semana que vem não vai ser fácil.

um beijo, um queijo e inté! <3

11 comentários

  1. Olá Arantxa,

    Menina, que saga hein? hahaha Muitos fatos na leitura do seu texto. Vou te falar uma coisa, a raiva tem se mostrado presente em diversos momentos por aqui também. Umas raivas aleatórias. Se ela existe é para ser sentida, não é mesmo?

    Mas enfim, tomar banho sentada após uma queda não esperada dever ser uma boa alternativa... hahaha Ri de você, desculpa.

    Você comentou sobre o podcast da Lorelay, ainda não ouvi. Vou procurar. Tenho ouvido muito o da Deia, nossa! É viciante! Não consigo parar de ouvir. É o Não Inviabilize. A Déia conta histórias muito bem: https://open.spotify.com/show/66XCLKbi33MubYTZX2G2jW

    Com a RuPaul, assisti "AJ and the Queen" na Netflix, gostei bastante!

    Desejo uma boa semana!

    Um abraço!

    Blog Solitude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, eliana!! nossa, aqui a raiva tá me consumindo mais do que deveria. preciso parar e respirar muitas vezes durante o dia pra não descontar em quem não tem nada a ver com os meus problemas, mas ainda falho nisso, às vezes. é complicado :^(

      eu tomo banho sentada de vez em quando, e acho sempre divertido. tinha um professor de espanhol que falava que tudo parece diferente quando a gente muda de perspectiva, e realmente! mas o tombo foi terrível HAHAHA preferia ter sentado sem maiores complicações. pelo menos não fiquei roxa!!

      várias pessoas já me indicaram o não inviabilize!! vou tentar ouvir algum de terror, que sei que ela faz. acho (acho!) que já ouvi algum, mas não me lembro bem.

      um ótimo fim de semana pra você!! adorei seu blog! beijos! <3

      Excluir
  2. eu não costumo ver novelas pois minha ansiedade existe em níveis estratosféricos e eu não consigo sentar o rabo no sofá pra prestar atenção numa coisa só, mas minha mãe amava essa novela... segundo ela começou maravilhosamente bem antes da pandemia e depois, foi só ladeira a baixo de tragédias - mais uma vez o brasileiro não pode ter um minuto de paz.
    eu simplesmente AMO a lorelay, não ouço o podcast (ainda) mas sempre vejo os vídeos e acompanho as lives semanais de como se fosse um podcast em si. o humor e o tom de voz são maravilhosos!
    não assisti muito de rupaul pq me dava meio um sentimentozinho ruim, mas parei na temporada da manila luzon - que acabou roubando meu coraçãozinho.
    adorei achar mais um blog-diário por aqui :3 estou em prantos de alegria e emoção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha, eu vou te dizer que até gosto de coisas que são diárias/semanais, viu. sinto saudades de quando as séries eram soltas assim, aos pouquinhos — sinto que a emoção e a diversão duravam mais tempo, nem sei. fico me perguntando se virei uma daquelas pessoas que dizem “ah, mas no meu tempo...” hahaha. sua mãe tem razão: antes da pandemia ela era ótima e super complexa, mas com a volta ela desandou geral. acho que por ter parado um ano inteiro, ninguém aguentava mais e os produtores só queriam que ela acabasse logo... imagina ter só dois meses pra fechar todos os arcos de personagem e encerrar uma história????

      POR FAVOR, ouça o podcast!!! eu não assisto muito o canal da lore, mas adoro ela e o podcast é maravilhoso. ma-ra-vi-lho-so!!! aquela voz aveludada, as risadas dela, o jeitinho de falar... tudo <3

      rupaul realmente não vale tanto pena porque é cheio de picuinha de reality, mas eu gosto de algumas temporadas. a manila é perfeita!! a temporada de all stars que ela participou foi ótima, também, porque ela fez par com a latrice royale, que é outra maravilhosa <3

      bom te achar por aqui também, viu!! blogs pessoais são joias preciosas nessa internet de hoje (ó eu sendo a véia doida de novo).

      beijo, ailuros!!

      Excluir
  3. Você quase me deixou preocupada kkkk Já te imaginei num leito de hospital -q

    Engraçado você falar de raiva. Hoje eu passei frio de manhã só de raiva da minha colega de sala (a história é longa).

    Uma vez a minha irmã caiu no banheiro, me chamou e quando eu cheguei lá ela estava sentada no bidê, enrolada na toalha e com a cabeça SANGRANDO. Foi uma experiência meio traumatizante, e sempre que eu escuto algum barulho de queda quando alguém está no banho meu coração já acelera.

    Eu acompanhava a Anna Vitória no tempo em que ela postava no so contagious ainda haha Adorei esse texto dela, me fez pensar muito em cabelos repartidos no meio (sempre usei e sempre me achei a nerdona por causa disso) e na main character energy.

    QUE LEGAL QUE VOCÊ TERMINOU DE LER O LIVRO! Vou ficar esperando a cartinha :D Enfim, se você quiser algumas dicas de livrinhos, posso te dar <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cair no banheiro é algo que acontece comigo de vez em quando, mas nunca bati a cabeça nem nada (ainda bem). morro de medo disso. mas também escorrego muito fácil, hahaha.

      AINDA NÃO ENVIEI SUA CARTA mas ela está pronta!!!! e irei enviar essa semana!!! eu acho!!! as coisas estão malucas por aqui. inclusive li alguns outros livros e em breve falarei sobre :^D aí você pode me dar dicas, hehehe

      Excluir
  4. Fiquei um tempinho sem ler os blogs que seguia e agora estou voltando a ler. Digo e repito: sua escrita é maravilhosa<3
    Entendo muito a sua raiva, tenho ficado assim direto ultimamente mskskskss não consigo explicar, deve ser a situação desse paísss que tá me deixando louca (crítica social foda ksksksks).
    Já me falaram do podcast da lorelay, vou colocar na lista. Recomendo "não ouvo" com a bancada original, tem uns eps bem divertidos, mas tem um humor meio "pesado" que facilmente cairia na malha fina da Internet.
    Amo os vídeos do thiago, foda demais.
    Quase abri escala acidentalmente no banheiro, entendo sua dor ksksksks cuidado menina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você me mima demais <3 hahaha

      é difícil ficar sem sentir raiva, seja por causa da nossa vida ou por causa do país no geral. eu preciso de alguma descompressão na minha vidaaaaaa.

      EU SEMPRE QUASE ABRO UM ESPACATE QUANDO VOU LAVAR A COZINHA, AI QUE DOR. kkkk beijo, gi!!

      Excluir
  5. olá, olá, Aranha, tava com saudades de aparecer aqui com calminha :)

    é até engraçado você mencionar o seu estado (não sei se ainda atual) de bolinha de raiva, pois esse é um que conheço bem. quando tô muito mal fico exatamente assim como tu descreveu e evito todo mundo. espero que tenha tido algum respiro de alívio desse sentimento, pois é horrível mesmo.

    o tombo no banheiro!!!!!! eu não estou rindo!!!!! é perigoso demais!!!!!! espero que não tenha ficado bolinhas coloridas em você.

    só de imaginar a cena de tu dando risada descontroladamente me convenceu de finalmente conhecer a Lorelay. vou mesmo. ai, eu também ouço a Laurinha, gosto muito, acho incrível a habilidade dela falar sozinha por tanto tempo e mesmo assim, eu continuar ouvindo e interessada!!!! acho que ela é meio mágica, meio bruxa. ou deve ser pelos motivos que você disse, provavelmente é por isso.

    amo o orinhaaaaa, os vídeos que ele faz são sempre assim, *poft* na cabeça, né???? pois nem sabia que ele também tinha esse princípio de não indicar haha, achei legal a coincidência aksjas e Luca, de novo, sendo comentado com questões lgbtqia de *mões* dadas, preciso ver o filme urgentemente. D:

    eu tô tão atolada de newsletter que nem leio mais, nem vou mentir, mas separei pra ler essa, pois parece legal!! acredita que nunca assisti Garotas Malvadas? mas assisti a cena de Sexy que você colocou aqui e aí achei tão divertido e irônico ajisaksj esse musical aparenta ser sensacional.

    sobre a história da BenDeLaCreme em all stars: UAU. não cheguei a ver, e uau!! achei tudo, justamente, em tantos momentos tive a certeza de que rupaul tinha seus próprios critérios e acabava sendo injusto!!! até hoje não aceito a Katya ter sido eliminada tão antes do tempo D: mas para além de como alguns reality's funcionam injustamente, senti muito respeito pela atitude. <3

    fico feliz que tenha conseguido ler livrinhos novos!! eu ainda tô no "começo e paro" ou só relendo, revendo, vivendo no passado. fico feliz por você!!!

    ufa, esse comentário foi grande, mas foi pra tirar o atraso de tanto tempo sem vir aqui. agora eu mesma vou te mandar uma carta, por favor, me mande seu endereço!! muito triste que sua carta saiu voando e foi parar num poste em frente a um restaurante mixuruca na Itália!! um passarinho me fofocou.

    beijo, xis <3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. puts, ficou enorme mesmo, será que acabei mandando a carta aqui mesmo? ora vejam só...

      Excluir
    2. (seus comentários são tipo um afago virtual, nic, eu juro)

      continuo uma bolinha — talvez não de raiva, mas agora de tristeza? angústia? bom, alguma coisa que não é exatamente boa. várias coisas estão acontecendo e parece que meus planos e minha vida andam escorrendo pelos meus dedos. é um sentimento terrível.

      eu não fiquei roxa!!!, eu acho. ou, pelo menos, não reparei, risos. se um dia ouvir a lorelay e gostar, me avise! (ou se não gostar, também) por falar nisso, você ouviu o episódio da laurinha sobre o maior aquário da américa latina?? eu achei genial demais. tipo. uau.

      luca é um filme muito gostosinho. inclusive, quero mais filmes fofinhos de animação. saudades.

      confesso que não aguento mais newsletters, também. um monte de coisas chegando pra mim por e-mail, acaba me fazendo sentir meio... atolada? obrigada? inútil por não ler tudo??? não sei. leio algumas de vez em quando, mas muitas parecem tão... grandes. pra ser honesta, fico com preguiça. mas a da anna eu acho gostosinha de ler (ainda assim, só de vez em quando).

      continuo lendo livros novos (e relendo livros que já li) e tem sido divertido! estou redescobrindo o que gosto, mesmo. ai, eu ainda fico triste porque a carta nunca chegou :^( eu escrevi folhas e folhas, fiz papel de pateta, espero que um dia ainda chegue — talvez quando você tenha trinta e cinco anos, em uma terça de ventania. vai saber. vou te mandar meu endereço neste instante para nos falarmos antes desta derradeira data!!

      beijos, nic. <3

      Excluir

é legal: falar de sentimentos, comentar coisas aleatórias, pedir pra mandar beijo pra família, indicar coisas maneiras (ou ruins também, tá valendo)
é ilegal: xingar o coleguinha, destilar preconceito, falar mal do gosto das pessoas, defender picada de pernilongo

© arantchans • template por Maira Gall, modificado por mim.