terça-feira, 10 de agosto de 2021

hoje em dia tudo é curso

(eu ando cheia de vontade de falar um monte de coisas e, como estou sem usar redes sociais e não tenho ninguém em particular pra falar essas coisas, venho pra cá)

já repararam como hoje em dia, tudo é curso? dia desses fui fazer uma “imersão para entender e enfrentar o perfeccionismo” (só pela palavra imersão eu devia ter desconfiado. mas eu acredito na bondade das pessoas), e acabei não acompanhando a coisa quando os vídeos saíram, porque a crise (também conhecida como surto) bateu. agora, fui dar uma olhada, e a tal da imersão nada mais era do que uma porta de entrada para drogas mais pesadas: uma chamada pra fazer um curso e lidar com seu perfeccionismo, por quase quinhentos reais.

isso me incomoda um monte. parece que é a era dos cursos: sacuda uma moita e vão aparecer pelo menos trinta cursos que são perfeitos pra você, porque em algum momento alguém levou muito a sério a frase se conselho fosse bom a gente não dava: vendia. aprenda a lidar com sua baixa autoestima, melhore sua oratória, atinja o seu potencial e tenha muitas visualizações no seu instagram, destrave o seu sétimo chakra e finalmente seja feliz. é como se, além de me chamar de burra e incapaz, a internet agora colocasse milhares de atendentes pra me seguir enquanto eu vou passeando por aí, até que eu fique com vergonha ou intimidada e aceite fazer o cartão da loja.

brigada, mas tô só dando uma olhadinha, mesmo.

8 comentários

  1. amiga, também estou muito put* por ter caído no papo da imersão (que até achei bem útil, pq é um assunto que eu me interesso muito) e ver que no fim ia ter que pagar uma fortuna pra "ficar bem de verdade". tô num momento especialmente viciada em fazer cursos, mas ando me perguntando até que ponto eu tô mesmo interessada, até que ponto isso é algo útil e até que ponto eu só não tô muito perdida e desesperada e preciso de alguém segurando minha mão pra que eu chegue em algum lugar. minha conclusão até agora é que tá tudo bem fazer cursos, mas que tudo tá muito contaminado pela vontade das pessoas em ganharem dinheiro, o que me deixa muito decepcionada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amiga, confesso que nem me surpreendo mais. o pior é que já não sei se são cursos que vale a pena assistir, ou se é mais uma daquelas coisas que vieram da onda de empreendedorismo Venda Você Também O Seu Próprio Curso (argh). eu estou o contrário — fugindo de cursos, pois já me sentindo muito atabalhoada de coisas kkkk socorro. ai, é difícil.

      Excluir
  2. falou "eu preciso...", aparecem 3 coachs! esse povo sai de todo canto, é pior que o atendente da loja kkkkkkk e o negócio vai tão longe que tem até curso pra aprender a vender/fazer cursos... enfim, o capitalismo.
    outra coisa que me deixa muito puta é que o mercado de trabalho tá obrigando os profissionais de absolutamente todo setor a se venderem nas redes sociais. agora precisa gravar reels no insta pra conseguir se sustentar, mdssss! aí todo mundo vira coach e fica caçando algo que possa vender. e pra ajudar os algoritmos ficam cada vez piores com relação a anúncio. daqui a pouco a gente vai ver 3 anúncios pra cada 1 post de pessoas que segue aaaaaaaaaaa
    entendo você estar afastade das redes sociais... eu tô a 1 passo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a notícia boa é que o correio vai passar por aí em breve :)

      Excluir
    2. real, nossa, que pavor. eu detesto essa era dos cursos. que mané curso o quê, sabe.

      AI, A COISA DE SE VENDEEEER. e usar o linkedin, também, né. eu detesto o linkedin e, se depender de fazer propaganda do meu trabalho em redes sociais pra conseguir um emprego, acho que eu morro de fome, risos nervosos. eu já abdiquei do twitter e do instagram (que eram as redes sociais que eu usava), e os algoritmos tiveram um papel bem grande nisso. ai, que saudades do orkut.

      (adorei a carta e a sua já está sendo escritaaaaaaa!!)

      Excluir
  3. gente........ chocada. 500 reais? ai que doidera. eu só faço curso de graça e olhe lá, penso trinta vezes antes de pagar qualquer coisa aksjaksja mas nem sei o que tô falando eu não tenho emprego D: infelizmente, não dá pra confiar em anúncio, eu já desisti!!! %$%#$# como tá sendo pra você ter se afastado das redes? dependendo do quão dependente você seja pode ter sido emoções várias!! descobri recentemente que sou "low profile"?? sabe pessoas que não postam nunca? pesquisando sobre isso encontrei essa sequência de tweets que a uol juntou de pessoas falando sobre o assunto, achei sensacional. fiquei rindo sozinha POIS TENHO DESVIO DE CARATER

    o link: https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2020/10/07/o-crush-e-low-profile-twitter-discute-se-e-bom-gostar-de-alguem-misterioso.htm

    beijo, xis!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. q-u-i-n-h-e-n-t-o-s reais. assim. sem conds.

      eu já estou afastada há um tempinho, então pra mim é mais tranquila — mesmo quando eu sinto falta e volto, não passo mais de uma hora e já saio desativando de novo. no começo é mais difícil, mas depois fica melhor, principalmente se você tiver alguma coisa pra te distrair, tipo livros ou séries/filmes e coisa e tal.

      tô rindo muito, porque minha namorada é a própria low profile também HAHAHAHA socorro!!!!!! eu acho muito chique ser misteriosa assim online, mas eu sou o tipo de pessoa que fala sobre funcionamento do intestino e tudo o mais. fico só na vontade de ser low profile, mesmo.

      beijo, nic!!

      Excluir

é legal: falar de sentimentos, comentar coisas aleatórias, pedir pra mandar beijo pra família, indicar coisas maneiras (ou ruins também, tá valendo)
é ilegal: xingar o coleguinha, destilar preconceito, falar mal do gosto das pessoas, defender picada de pernilongo

© arantchans • template por Maira Gall, modificado por mim.